Artigos Publicados Ver

Museu Museu Franciscanismo
Imagem
Título A Missão do Museu
Texto

O propósito do Museu Vivo do Franciscanismo é contribuir para o conhecimento da identidade histórica do arquipélago dos Açores, materializada na dimensão evangelizadora, pedagógica, e cultural que a Ordem Franciscana imprimiu no período dos séculos XV a XIX. 
Por um lado, realça-se o espaço da igreja conventual, identificam-se as áreas de devoção e os rituais identitários do Catolicismo. Por outro, aprecia-se a prática social, ritual e festiva da fé ciclicamente materializada na Procissão dos Terceiros, que ainda hoje se realiza. É, pois, um Museu que anualmente ganha vida, quando durante a procissão as suas peças partilham o espaço urbano e secular, recordando o ideal de aproximação entre religiosos e leigos que tão acarinhado foi por S. Francisco. 
De igual modo, é missão deste Museu continuar a salvaguardar o património material e imaterial franciscano responsabilizando-se pela recolha de testemunhos da presença desta Ordem Mendicante nos Açores, de forma a assegurar a continuidade da sua divulgação no contexto museográfico.

Data 01/05/2017